- Área: 226 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com uma rápida urbanização, as cidades vietnamitas estão se distanciando de suas origens - uma extensa floresta tropical. Em Ho Chi Minh, por exemplo, 0,25% da área de toda a cidade está coberta de vegetação. Uma sobreabundância de motos provoca congestionamentos diários, assim como a contaminação do ar que se agrava. Como resultado disto, as novas gerações nas zonas urbanas estão perdendo sua conexão com a natureza.
A Casa das Árvores, uma casa protótipo criada com um orçamento apertado de 156000 dólares, é um esforço para mudar esta situação. O objetivo do projeto é devolver espaços verdes para a cidade, acomodando a alta densidade da residência com grandes árvores tropicais. Com uma camada grossa de solo, estes "potes" também funcionam como bacias de águas pluviais para a detenção e retenção, portanto, contribuem na redução do risco de inundações na cidade, quando esta ideia se multiplicar a um grande número de casas no futuro.
Contexto urbano
A casa está situada no distrito de Tan Binh, uma das áreas residenciais mais densamente povoadas em Ho Chi Minh, onde muitas pequenas casas se aglomeram. O terreno possui acesso apenas por uma pequena rua pedonal. Em ressonância com este tecido urbano, a casa é desenhada como uma acumulação de pequenos fragmentos. Rodeado por típicas casas vietnamitas, o projeto se destaca como um oásis.
Planejamento
Cinco caixas são colocadas para criar um pátio central e pequenos jardins. Estas, se abrem ao pátio central com grandes portas de vidro e janelas que melhoram a iluminação natural e ventilação. Os espaços comuns como o refeitório e a biblioteca encontram-se no térreo. O pavimento superior acomoda dormitórios privados e banheiros, que estão conectados através de uma ponte feita de aço. O pátio e os jardins, protegidos do sol pelas árvores, convertem-se na parte de espaço de estar no térreo. Quebrando a fronteira entre o interior e o exterior, a casa oferece um estilo de vida tropical que convive com a natureza.
Material
Os materiais locais e naturais são utilizados para reduzir o custo e a pegada de carbono. As paredes exteriores são de concreto in situ com fôrmas de bambu, enquanto os tijolos de origem local são expostos nas paredes internas como acabamento. Uma cavidade ventilada separa as paredes de concreto e tijolo para proteger o espaço interior da transferência de calor.
Nota: Este projeto foi publicado originalmente em 20 Junho, 2014.